Racismo, respeito e trabalho em equipe: as possibilidades para a Copa do Mundo entrar na sua aula

Instituto Esporte Mais incentiva relação entre mundo dos esportes e desenvolvimento de competências socioemocionais e reflexão sobre temáticas sociais

Muito mais do que assistir aos jogos e trocar figurinhas para completar o álbum, a Copa do Mundo é uma oportunidade para trabalhar futebol, esportes e inúmeros outros temas na escola. Os assuntos variam desde o próprio evento, como ele surgiu, sua história, os valores e a cultura do futebol, as seleções vencedoras, até mesmo às competências socioemocionais, que podem ser abordadas e desenvolvidas a partir da vivência que o esporte permite. 

“O esporte tem uma relação direta com as competências socioemocionais”, explica Daiany Mayara de França Saldanha, fundadora e presidente do Instituto Esporte Mais e idealizadora do Programa Esporte e Competências Socioemocionais. Segundo ela, é a partir do esporte que crianças e jovens podem aprender a lidar melhor com conflitos e frustrações, a reconhecer e controlar as próprias emoções, a cooperar e a exercer liderança. 

Concentração em dia de jogos, análise de jogadas e construção de estratégias, planejamento de metas para a temporada, fair play (conduta ética) e gestão das emoções quando está perdendo ou ganhando um jogo são outros aprendizados possíveis para aqueles que praticam esportes. 

Importante citar, entretanto, que para que tudo isso seja possível, é necessário que o ensino ocorra com planejamento e intencionalidade.

Metodologia

Com 8 anos de atuação, o Instituto Esporte concentra-se no desenvolvimento de competências socioemocionais de maneira intencional, com destaque para o aumento de autoestima e autoconfiança e o desenvolvimento de aspectos de liderança das mulheres, segundo Patrícia Távila Lima da Silva, diretora de desenvolvimento institucional do Instituto. 

“O esporte é, por si só, relevante e importante para a sociedade, além de ser um direito constitucional. O mundo do esporte pode contribuir para outras questões sociais, como para a construção de uma sociedade mais inclusiva e antirracista”, defende Patrícia. 

Essas contribuições para além dos resultados no âmbito do corpo físico ganham ainda mais importância diante de casos como o do atleta Vinícius Jr, jogador brasileiro que atua no Real Madrid, na Espanha, e que recentemente tem sido alvo de ofensas racistas. Um comentarista da televisão espanhola disse para o atleta parar de “fazer macaquice”, em referência às danças que realiza quando marca um gol. Já milhares de torcedores do Atlético de Madrid, arquirrival na cidade, entoaram gritos chamando o atleta de macaco. 

Em casos como esse, que não são raros, Daiany e Patrícia sugerem o trabalho baseado em perguntas mais abertas para convidar alunos a uma reflexão. Vocês viram o que aconteceu com o Vinícius Jr? Qual é a sua opinião sobre o comportamento da torcida? Dependendo do acontecimento, mostram imagens e vídeos e fazem mais perguntas, questionando se alguém já passou por algo parecido e o que pode ser feito para evitar esse tipo de comportamento. 

“No nosso método pedagógico, costumamos ter rodas de conversas no final de toda aula, o que facilita esse tipo de abordagem. São momentos que, a depender, não demandam muito tempo, com 10 minutos é possível começar a trabalhar essa competência de consciência social”, afirma Daiany. 

Com relação a Copa do Mundo de 2022, um possível tema a ser trabalhado é a LGBTfobia, considerando as leis do Catar, país que sedia o evento e que ainda considera a homossexualidade um crime. 

Prática

Daiany e Patrícia citam um outro exemplo de atividade que incentiva o trabalho em equipe. No “Limpa Campo”, os alunos devem se posicionar ao redor do círculo central da quadra. Dentro do círculo, serão colocadas inúmeras bolas (de meia, de tênis, de borracha, de futebol) ou objetos. O professor deve distribuir algumas bolas entre os jogadores e explicar que o objetivo do jogo é limpar o círculo central no menor tempo possível, sem entrar nesse espaço. O jogo termina quando o grupo conseguir limpar todo o círculo central. 

“O jogo ressalta a importância da estratégia e do trabalho em grupo e trabalha competências socioemocionais como cooperação, análise e resolução de problemas.”

Fique por dentro

O curso Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula apresenta ferramentas práticas que podem ser usadas aliadas a temática da Copa do Mundo. As rodas de conversa, por exemplo, podem promover desenvolvimento de competências socioemocionais e reflexão sobre temáticas sociais a partir da discussão sobre o grande evento. Acesse!

Respostas

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  1. Trabalhar esses temas e de suma importância para tornarmos essa juventude menos preconceituosa e mais empática com o seu semelhante.