Para além dos muros da escola: como envolver a comunidade no aprendizado dos alunos

Explorar os potenciais educativos dos territórios onde as escolas estão inseridas pode apoiar a formação integral de crianças e jovens

Aqui na Vivescer, nós já reforçamos a importância das brincadeiras de roda e cantigas, mostrando a ligação dessas atividades com a cultura de um povo e com os processos de aprendizado nas escolas. Agora, é hora de pensar como a comunidade local pode contribuir nesse cenário, ajudando a fortalecer vínculos e construir aprendizagens cada vez mais significativas. 

Expandindo o conceito de cultura popular, as escolas podem considerar os costumes, tradições e a cultura do local ou região onde estão inseridas. Pensar em tradições e na história que os territórios contam e alinhar esses conhecimentos ao projeto político-pedagógico (PPP) pode enriquecer as possibilidades de aprendizagem dos estudantes. 

Agentes de aprendizagem

No curso Emoções, apresentamos possíveis agentes de aprendizagem e formas com as quais crianças, jovens e até mesmo adultos podem aprender com os territórios. Esses potenciais educativos subdividem-se em agentes, espaços ou dinâmicas

  • Os agentes representam as pessoas, coletivos ou instituições (públicas ou privadas) que atuam direta ou indiretamente naquele local; 
  • Os espaços, podem ser de dentro e de fora das escolas, museus, organizações da sociedade civil, equipamentos públicos e diversos outros lugares que são dotados de significado e identidade, conferindo a eles valor afetivo e social; 
  • As dinâmicas são os processos sociais e naturais que acontecem nos territórios, como eventos climáticos, problemas sociais e ambientais, intervenções urbanas, mobilizações culturais e sociais, entre outros. 

Como podemos aprender com esses agentes?

Os saberes de pessoas mais velhas que moram na região há décadas, por exemplo, podem ser levados para dentro da sala de aula em um projeto sobre memórias, ou sobre a história do bairro onde a escola se encontra.

Uma praça ou área verde pode servir como espaço de aprendizagem, tanto para aprender conteúdos pedagógicos sobre geografia ou biologia, ou para fazer um mutirão de limpeza e aprender conceitos como cidadania, respeito ao próximo e cuidado com o espaço coletivo.

Uma aula de artes pode trocar a exibição de obras no computador por uma proposta de releitura de um grafite da região. Já as aulas de ética e cidadania podem acontecer no contato com organizações sociais do entorno da escola. Entre muitos outros!

No percurso Sistemas, da Jornada Emoções, você encontra outros exemplos de atividades que podem ser realizadas de acordo com cada potencial educativo do território em que sua escola está inserida. Acesse e se inscreva!

Além da sala de aula

Essas propostas estão conectadas pela ideia de que é necessário ampliar o conceito de aprendizagem para além dos muros da escola. Ao derrubar, figurativamente, as paredes da sala de aula, diretores, coordenadores, educadores e alunos verão que as oportunidades de aprendizagem se multiplicam. Afinal, as experiências que contribuem para uma formação integral do sujeito vão muito além do que é determinado pelo currículo escolar. 

Nesse contexto, outro ponto importante é o professor trabalhar sua própria compreensão a respeito de seu papel, que deixa de ser o detentor de todo o conhecimento e passa a ser um agente direcionador e mediador, que vai filtrar e possibilitar diversas oportunidades de aprendizado aos alunos. 

Aprendizagem ativa

Mais do que diversificar o ambiente da sala de aula e reconhecer que os territórios têm muito potencial de ensinar, expandir os muros da escola e promover uma conexão com a comunidade é uma forma de promover metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno como protagonista do próprio aprendizado. 

Visitar um museu, elaborar e conduzir uma entrevista com um morador, conversar com comerciantes da região, entender como representantes da comunidade organizam uma festa local ou unir esforços para limpar uma praça são propostas que demandam que o aluno saia de uma posição de conforto, se questione, pense sobre inúmeros temas e se engaje com a atividade. 

Além disso, essas vivências possibilitam que os estudantes acessem saberes da comunidade e dividam com os colegas seus próprios conhecimentos prévios, o que pode ser um importante aliado na construção de aprendizagens significativas.  

Para se inspirar

Que tal conhecer a história real de uma professora que propôs a revitalização de uma praça próxima a escola em que trabalhava? A ideia surgiu a partir do relato de um estudante, que contou que o espaço estava abandonado desde que seu avô, que cuidava do local, faleceu.

Esse conteúdo faz parte da Jornada Emoções, nosso curso 100% online, gratuito e certificado! Inscreva-se!

Respostas

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  1. É de suma importância envolver a comunidade nas atividades escolares, convidar as pessoas mais velhas para transmitir conhecimentos da cultura, costumes da comunidade.

  2. Muito bom… Nada melhor que envolver a sociedade escola na comunidade.

  3. Envolver a comunidade nas atividades da escola é criar o vínculo entre essas duas importantes organizações sociais. Escola que dialoga com a comunidade multiplica e enriquece a aprendizagem do aluno.

  4. Se partirmos do pressuposto de que a primeira parte da Educação de nossos alunos começa no seu lar, não tem como não envolver os familiares de nossos alunos no processo, mesmo por que não teremos diagnóstico mais preciso do que a fala de uma mãe, pai irmãos do aluno sobre seu perfil, e isso é fundamental para o início da vida escolar.

  5. O aluno hoje tem que falar das suas emoções de cada dia desde o começo do COVID, porque temos muitos alunos com traumas, depressivos com grande dificuldade de aprendizagem, por não saber lidar durante esse tempo todo com tanto sofrimento e dor temos que em primeiro lugar trabalhar com um projeto que ele seja o protagonista voltado para a história, trazendo alegrias novas formas de pensar e agir para alcançarmos nosso objetivo, que é uma paz interior com amor e gratidão.

  6. Eu valorizo demais este tipo de conteúdo, que na íntegra coloca o estudante como ser pensante e ativo na sociedade em que ele é inserido.

  7. fazer atividade e muito muito bom tanto p o professor quanto p o aluno essas atividade costruida com o grupo e muito bom seja na ludicidade ou em campo .