Saiba como motivar seus alunos para o aprendizado

Estudantes motivados conseguem manter o engajamento com as atividades escolares e são capazes de aprender mais, além de persistir em busca dos seus objetivos

Na realidade da educação pública brasileira, é notório que os educadores enfrentam inúmeros desafios ao longo do ano letivo. Carga horária elevada, remuneração inadequada e poucas oportunidades de formação continuada são alguns deles. Um dos maiores desafios, porém, está dentro da sala de aula: os alunos sem motivação para aprender.

Para reforçar a importância deste tema dentro do universo da educação, dados de 2015 do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) mostram que a motivação é, entre as características que conformam a mentalidade dos estudantes, a mais importante para o aprendizado. Ela é responsável por prever cerca de 30% de rendimento escolar, estando à frente de fatores relacionados às características da escola (23%) e dos professores (16%) e ao ambiente familiar (16%), entre outros.

De acordo com pesquisadores do tema, a motivação para aprender pode ser definida como a habilidade de iniciar e manter comportamento persistente em direção ao atingimento de metas e/ou sonhos. Em resumo, ela demonstra a prontidão do estudante para se envolver em uma aprendizagem engajada e autodirigida.

Estudantes motivados conseguem manter o engajamento com as atividades escolares e são capazes de aprender mais, além de persistir em busca dos seus objetivos. Para Letícia Lyle, educadora e diretora da Camino School, os professores devem aproveitar o momento de planejamento didático anual para elaborar conteúdos relevantes, que favoreçam a conexão dos estudantes com a escola. “O aluno vai estar mais motivado quanto mais relevante for esse conteúdo para ele. É muito importante que a gente pense em como trazer questões da vida real como parte e contextualização para cada um dos conteúdos que a gente trabalha na escola”, aponta a especialista.

Metodologias ativas e ambientes seguros 

A participação e o envolvimento dos estudantes em decisões da escola e de seus próprios processos de aprendizagem também são fatores que influenciam na motivação. Nesse sentido, os professores podem adotar uma algumas estratégias na rotina da sala de aula, como trabalhos em grupo, debates e rodas de conversa, formatos que abrem possibilidades para que eles sejam ouvidos e percebam que estão aprendendo dentro de um ambiente seguro.

“Uma metodologia ativa de aprendizagem vai trabalhar o conteúdo buscando a voz do estudante, estimulando o trabalho colaborativo e fazendo com que ele seja também um construtor desse conhecimento”, define Letícia. “Isso também gera muita motivação.”

Tornar a sala de aula um ambiente seguro – para que inclusive os estudantes se sintam confortáveis em errar – também é um fator preponderante na busca por motivação. “Um ambiente seguro é um lugar que você quer estar, e para isso as escolas precisam promover práticas de educação socioemocional, de prevenção ao bullying, de incentivo à inclusão, olhando também para a saúde mental desses estudantes e acompanhando como está o clima da escola em relação a este tema”, aponta Letícia. “Uma escola feliz e cheia de energia é uma escola que os estudantes vão querer estar mais, e essa motivação reflete diretamente em resultados mais positivos para a aprendizagem.”

Meta aprendizagem

E como o educador pode elaborar estratégias para que essa motivação para aprender se mantenha acesa durante todo o ano letivo? “É ao longo do ano que os desafios aparecem”, reforça Letícia. “O estudante encontra uma matéria que não conhece, tira uma nota que não gosta, desfaz uma amizade que tinha. Esses fatores intrínsecos e extrínsecos vão mudando.”

Nesse cenário, para medir o engajamento e a motivação, não existe ferramenta melhor do que ouvir o próprio estudante. “É importante criar um espaço no qual eles possam debater suas próprias questões. Pode ser uma assembleia ou uma autoavaliação, mas será um espaço para exercer a meta aprendizagem, onde os alunos refletem sobre a aprendizagem e a motivação deles no momento”, sugere.

O documento “Motivação para aprender: as atuais contribuições da ciência”, organizado pelo Instituto Ayrton Senna, reúne o conhecimento cientificamente fundamentado sobre motivação para aprender no contexto escolar.

Por fim, para evitar que os alunos fiquem desmotivados com a aprendizagem, os educadores precisam aposentar o papel de figura autoritária e detentora do conhecimento. Letícia compartilha uma dica de motivação para o início do ano letivo: “Comece o ano descobrindo quem é cada um que está na sua sala: o que eles gostam, o que é importante para eles… Escutando de coração aberto, certamente a jornada de aprendizagem ao longo do ano vai ser muito mais rica e cheia de encontros.”

Confira aqui um resumo com dicas para motivar os estudantes no início do ano letivo: 

1- Aproveite o momento do planejamento para criar conteúdos relevantes;

2- Envolva os estudantes nas decisões da escola; 

3- Promova trabalhos em grupo, debates e rodas de conversa; 

4- Trabalhe com metodologias ativas; 

5- Construa um ambiente seguro e confortável, inclusive para errar;

6- Escute o estudante para medir o engajamento e a motivação; 

7- Não seja autoritário. 

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Respostas

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  1. Trouxe possibilidades de práticas e de caminhos possíveis para lidar com a falta de motivação dos educados.