Voltar para Curso

EMOÇÕES

0% concluído
0 / 0 etapas
  1. Experiências Emocionais
    16 Atividades
  2. Estilos de Aprendizagem
    16 Atividades
  3. Conexão e Abertura
    16 Atividades
  4. Sistemas
    16 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
modulo 1, Atividade 10
Em andamento

10. Práticas de Autocuidado 2 – Exercícios Respiratórios

Progresso de modulo
0% concluído

Respirar é essencial à vida, e quase nunca paramos para prestar atenção em nossa respiração. Como está a sua nesse momento? Acelerada? Lenta? Curta? Profunda? A prática de exercícios de respiração, conhecidos como pranayamas, trazem inúmeros benefícios tanto para o corpo, como para a mente e para nossas emoções. 

Existem diversos tipos de exercícios respiratórios. Uma prática milenar de respiração é conhecida como Nadi Shodhana, ou respiração por narinas alternadas. Ela estimula o relaxamento profundo por equilibrar o lado direito e o esquerdo do cérebro, enquanto tranquiliza o sistema nervoso. Diz-se que diminui a frequência cardíaca, reduz o estresse e ansiedade, e melhora a respiração e a circulação. Praticar poucos minutos de Nadi Shodhana por dia é ótimo para desestressar a mente, liberar a tensão acumulada e a fadiga.  

Como fazer a respiração das narinas alternadas:

  1. Sente-se confortavelmente com sua coluna ereta e os ombros relaxados. Mantenha um sorriso gentil no seu rosto.
  2. Repouse sua mão esquerda sobre seu joelho esquerdo.
  3. Feche a ponta dos seus dedos indicador e dedo do meio da mão direita. Posicione os dedos anelar e mínimo na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Nós iremos usar os dedos anelar e mínimo para abrir e fechar a narina esquerda, e o polegar para abrir e fechar a narina direita.
  4. Aperte a narina direita com seu polegar para fechá-la, e expire gentilmente pela narina esquerda.
  5. Agora inspire pela narina esquerda, e então pressione gentilmente essa narina esquerda com os dedos anelar e mínimo. Remova o polegar direito da narina direita, e expire pela direita.
  6. Inspire pela narina direita e expire pela esquerda. Você agora completou um ciclo do Nadi Shodhana pranayama. Continue inalando e exalando com as narinas alternadas.
  7. Complete 9 ciclos alternando as respirações em ambas as narinas. Após cada expiração, se lembre de inspirar pela mesma narina que você expirou.

Como foi realizar esse exercício respiratório? Quais as sensações após praticá-lo? Se desejar, anote em seu caderno as suas impressões e sensações.