Voltar para Curso

EMOÇÕES

0% concluído
0 / 0 etapas
  1. Experiências Emocionais
    16 Atividades
  2. Estilos de Aprendizagem
    16 Atividades
  3. Conexão e Abertura
    16 Atividades
  4. Sistemas
    16 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
modulo 1, Atividade 9
Em andamento

9. Práticas de Autocuidado 1 – Sucos funcionais como aliados no cuidado da saúde

Progresso de modulo
0% concluído

A Educação é um percurso que nos ajuda a fazer melhores escolhas para nossas vidas. Atualmente, vivemos em um contexto complexo, de uma vida muito corrida, que nos obriga, na maior parte das vezes, a fazer escolhas alimentares fáceis, mas que nem sempre são as melhores para a saúde do nosso corpo. 

Corpo e emoções estão intimamente relacionados, você sabia? Quando consumimos alimentos que ajudam o nosso corpo a se equilibrar, passamos a dormir e respirar melhor, pois nossas vias respiratórias estão mais limpas. Melhorando a nossa respiração, ganhamos mais energia, aumentando nossa capacidade de concentração. “Você é o que você come” é uma frase já famosa e muito verdadeira.

Comer frutas e verduras faz parte de uma alimentação saudável. Uma boa alimentação cria boas condições para o aprendizado. Por outro lado, determinados níveis de desnutrição impactam significativamente a aprendizagem.

Algumas combinações de alimentos naturais podem ter efeito direto no organismo, promovendo bem-estar e prevenindo doenças. Pode ser interessante avaliar, para uso pessoal, ou para o trabalho com os alunos, o potencial dos sucos funcionais.

Dá uma olhada em algumas receitas de sucos funcionais, preparados com frutas, folhas e legumes, que podemos fazer em casa, de forma rápida e prática.  Você também pode fazer essas receitas com seus alunos, explorando o potencial dos sucos funcionais para a saúde:

O suco verde é desintoxicante e um excelente alimento para o sangue, por isso deve ser consumido assim que ficar pronto pois estará fresquinho e pode-se aproveitar todas as suas propriedades nutritivas. Experimente usar outras folhas na receita como agrião, alface, ora-pro-nobis, coentro, almeirão, salsão… o importante é que os verdes estejam frescos. Cada ingrediente traz um benefício e por isso é bom variar: o agrião é muito bom para expectorar, o alface é um ótimo calmante e a salsinha é rica em ferro.

O suco rosa é energético e, graças à beterraba, é um alimento excelente para a circulação sanguínea. O suco rosa é um suco perfeito para começar um dia agitado.

O suco laranja é uma delícia no café da manhã e é ótimo para a saúde da pele! Se a cenoura for nova não precisa tirar a casca, apenas lavar bem. Procure usar um mamão bem maduro e o suco ficará naturalmente doce.

Para saber mais sobre este tema, te convidamos a realizar a Jornada Corpo, percurso Sentidos – atividades de 11 a 15.