Sustentabilidade: saiba como abordar o tema na escola a partir das perguntas essenciais
Como questionamentos cujas respostas vão além do ‘sim’ ou ‘não’ contribuem para engajar os estudantes e incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico para além de conteúdos curriculares
Você já ouviu falar sobre o uso de perguntas essenciais na educação? Conhece o seu objetivo? Pois saiba que se trata de uma ferramenta que pode ser aplicada em qualquer disciplina para promover reflexões mais profundas entre crianças e jovens.
O novo e-book da Vivescer explica de que forma a abordagem das perguntas essenciais pode ajudar os educadores a falar sobre sustentabilidade com seus estudantes. Ana Flávia Castanho, coordenadora pedagógica da Vivescer, uma das responsáveis pela elaboração do material, explica que as perguntas essenciais são aquelas que causam reflexão e investigação, e que não podem ser respondidas apenas com sim ou não.
“São grandes questões que não são respondidas em um dia. Elas envolvem refletir, buscar informações, fazer novas perguntas, confrontar fatos, discutir. Elas guiam o processo de construção de conhecimento de uma turma.” Ou seja, as perguntas essenciais mostram que problemas e desafios complexos, como é o caso da sustentabilidade, exigem muito mais do que respostas simples e pontuais.
Quando um educador deseja trabalhar com uma questão essencial, é importante que apresente todo esse contexto para sua turma, deixando claro que não é possível respondê-la de forma pronta, mas que será um processo de investigação ao longo do tempo.
Promoção do engajamento
Relacionada a competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, argumentação e responsabilidade e cidadania, a abordagem das perguntas essenciais, por fazer esse movimento de sustentar uma questão por um período estendido, favorece o engajamento dos estudantes, que encontram tempo para refletir e buscar informações diante das diversas provocações sobre o tema que estão estudando.
Trecho da publicação da Vivescer aponta que as perguntas essenciais “ajudam os alunos a se envolverem num tema de estudo, usar seus conhecimentos prévios e problematizá-los, identificar aspectos relevantes e padrões, construindo novos saberes. Nesse sentido, elas também ajudam a desenvolver as ferramentas de pensamento favorecendo o aprendizado real a longo prazo, para além dos conteúdos escolares.”
“As perguntas essenciais não são apenas para quem está pronto para aprender. Toda a turma pode participar em um grande percurso de aprendizagem. Esse trabalho favorece movimentos de levantar hipóteses, confrontar achados, discutir ideias, pensar sobre quais valores humanos e da sociedade se relacionam com determinados conhecimentos da ciência e discutir questões éticas que afetam a vida dos seres humanos. E a sustentabilidade é um grande exemplo disso”, aponta Ana Flávia.
Para a coordenadora, a estratégia de levantar hipóteses para desafios reais e relevantes e acompanhá-las ao longo do tempo, juntamente com a construção de explicações e trocas entre pares favorece a aprendizagem e contribui para a construção de conhecimentos científicos. “São perguntas que favorecem que a ciência continue se desenvolvendo, pois incentiva que repensem conceitos e confrontem ideias.”
Elaborando uma pergunta essencial
Como o objetivo de uma pergunta essencial é sustentar a investigação e construção de conhecimento, ela deve favorecer um percurso no qual os estudantes devem fazer novas perguntas, trocar entre si, pesquisar, buscar e confrontar dados, fazer entrevistas e diversas outras vivências ao longo das atividades.
“O percurso de responder uma pergunta essencial é muito rico nessas reflexões e indagações. Então, quando um educador pretende trabalhar com perguntas essenciais, ele antecipa um pouco como será esse processo”, explica Ana Flávia.
Dito isso, existem algumas dicas para educadores que desejam usar essa abordagem em sala de aula:
– As perguntas precisam ser abertas e atemporais;
– É importante que sejam instigantes e intelectualmente envolventes;
– Podem se repetir em diversos contextos favorecendo a conexão de diferentes saberes e ideias;
– Ganham relevância quando abordam questões relevantes do mundo real;
– Despertam novas perguntas.
Conexão com sustentabilidade
O e-book da Vivescer mostra que uma pergunta essencial sobre sustentabilidade pode ser ‘Qual é o nosso papel no mundo?’. Por ser um tema tão amplo, o material reforça que podem surgir muitos exemplos de perguntas essenciais, mas é importante que o educador selecione aquela que contribui para seu objetivo de ensino.
Ana Flávia também comenta a importância de proporcionar reflexões aos estudantes que vão além do processo de construção de conhecimentos e permitam a reflexão sobre o mundo que os cerca e sua própria personalidade, a relação com as pessoas à sua volta, entre outros pontos.
Dessa forma, a reflexão sobre sustentabilidade e natureza possibilita que a criança ou jovem pense sobre a forma que se coloca no mundo e suas escolhas, como o início da ação cidadã de cada um.
Desmatamento, pegada ecológica, consumo de água, reflexões sobre agrotóxicos e seus impactos na saúde, os desafios de saneamento básico e as relações com questões de saúde e dignidade humana, o consumo de alimentos ultraprocessados e sua relação com a geração de resíduos plásticos. São inúmeros os exemplos de temas dentro do grande guarda-chuva da sustentabilidade.
“Poder discutir sustentabilidade na escola é trazer o olhar para as crianças para essas causas e consequências que a gente vai observando na nossa vida cidadã e construir posicionamentos e essa responsabilidade de cada um como cidadão. Assim, o estudante tem esse potencial de apoiar uma cidadania global, pois são questões que ocorrem em todo o mundo.”
Continuidade
A ideia de continuidade apresentada pela abordagem das perguntas essenciais pode ir além da escola, não apenas para promover engajamento de crianças e jovens, mas na construção de uma postura crítica enquanto cidadãos.
“Precisamos deixar que as perguntas nos habitem e nos acompanhem, além de manter esse olhar crítico investigativo com relação ao mundo para encontrar as melhores respostas. Acredito que isso é uma grande aprendizagem que oferecemos para as nossas crianças e adolescentes na escola. Tem um aspecto bonito do trabalho com perguntas essenciais é que elas vão instigar os estudantes a continuar perguntando sobre isso na vida. É como se a gente começasse um processo na escola cuja potência não se resume a aprendizagem escolar.”
Boa tarde!É essencial ensinar nossos alunos desde cedo que não diferenças. Somos iguais. É só uma questão de pele. Por dentro somos todos iguais.